terça-feira, 15 de março de 2016

I Seminário de Produção Agrícola Familiar e Extrativista Vegetal do Vale do Madeira



Nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2011, foi realizado no auditório do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA o I Seminário de Produção Agrícola Familiar e Extrativista Vegetal do Vale do Madeira. O seminário partiu como iniciativa do NUPEAS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Instituto Internacional de Educação do Brasil/IES, da Diocese de Humaitá e da Secretaria Municipal de Interior de Humaitá. O objetivo do evento foi de traçar o perfil da produção agrícola familiar e extrativista vegetal do Vale do Madeira.

O Seminário contou com a presença de agricultores(as) rurais familiar e extrativismo de recursos não madeireiros, bem como empresas públicas, estudantes de graduação, a sociedade civil organizada, organizações não governamentais e os gestores ambientais. Participaram do evento agricultores(as) rurais dos municípios de Humaitá, Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã.

Em todas as atividades realizadas durante o seminário primou-se por assegurar aos(as) agricultores(as) sua voz e opinião, tornando assim a Universidade um canal de comunicação e articulação entre os participantes e os demais atores interessados nesta discussão.

O evento contou com 36 agricultores(as) dos municípios convidados. Estiveram presentes no seminário representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas/IDAM, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/INCRA, Diocese de Humaitá e Pacto Amazônico (ONG local), e alunos de graduação.

O seminário contou com mesa redonda, minicursos, debates, palestra, discussão e construção da carta dos(as) agricultores(as) e do relatório final, e contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM por meio do edital Parev.  




Credenciamento


Mesa de abertura



Palesta de abertura




Mesa redonda: Principais dificuldades de produção e escoamento







Minicurso










Discussão e construção da carta dos agricultores e do relatório final do relatório final





Finalização dos trabalhos com aprovação da carta e do relatório final do seminário















Nenhum comentário:

Postar um comentário